Doutorando do SINTMOL tem tema de tese publicado em livro

Postado por: Adilson Beatriz

Com o título “Síntese de xantonas e tioxantonas – Síntese de xantonas e tioxantonas a partir de lipídeos fenólicos isolados do líquido da casca da castanha do caju”, o doutorando Ricardo Vieira Lima teve o tema de sua tese publicado em livro pela Editora Novas Edições Acadêmicas. Além de Ricardo, são autores o Prof. Dênis P. de Lima e a doutoranda Rosangela da Silva Lopes.

Texto breve sobre o livro:

Na pesquisa de novas biomoléculas com potencial de aplicação biológica utilizando recursos naturais, o cajueiro (Anacardium occidentale L. da família Anacardiaceae) amplamente cultivado no Brasil, se destaca por sua importância comercial, diversidade estrutural de metabólitos secundários, principalmente os lipídeos fenólicos, e pelas aplicações farmacológicas. Neste trabalho utilizamos os lipídeos fenólicos alquilados isolados do líquido da casca da castanha do caju (LCC), seus derivados por transformações químicas, e análogos sintéticos para obter xantonas e tioxantonas alquiladas inéditas por processos simples. As xantonas são uma classe de compostos heterocíclicos oxigenados de origem natural e sintética, ao qual se destacam devido ao elevado valor taxonômico e uma ampla gama de atividades farmacológicas. As tioxantonas, por sua vez, têm sido alvo de numerosos estudos fotoquímicos. Na fotopolimerização, sua atividade tem sido investigada sob várias condições para melhorar formulações ou desenvolver sistemas fotoiniciadores mais eficientes.

Para aquisição desta obra, acesse:  https://www.morebooks.de/store/pt/book/s%C3%ADntese-de-xantonas-e-tioxantonas/isbn/978-3-639-74386-9

Fonte: Prof. Adilson Beatriz

 

Compartilhe:
Veja também