Professores do SINTMOL lançam livro

Postado por: Adilson Beatriz

Os professores do laboratório Sintmol, Adilson Beatriz e Dênis P. de Lima organizaram e acabam de lançar o livro Recent Advances in the Synthesis of Organic Compounds to Combat Neglected Tropical Diseases, pela Editora Bentham Science Publishers. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem mais de 14 doenças que ocorrem exclusivamente em países tropicais. A maioria dessas doenças são infecciosas e afetam principalmente populações pobres. A malária, a dengue, a leishmanioses e doença de Chagas são algumas dessas enfermidades. Portanto, há grande necessidade de se disponibilizar novos medicamentos para o tratamento dessas doenças consideradas negligenciadas a fim de aliviar o sofrimento de muitos pacientes.

De acordo com os professores, este livro reúne pesquisas científicas importantes realizadas por cientistas em todo o mundo, os quais mostram o estado da arte da Química Medicinal dedicada para a síntese de compostos que são potencialmente ativos contra os agentes causadores dessas doenças negligenciadas.

O conteúdo deste livro inclui capítulos sobre avanços recentes na síntese de compostos orgânicos para a prevenção da doença de Chagas, avanços recentes na descoberta de pequenas moléculas orgânicas para a prevenção e tratamento da dengue, a leishmaniose, a lepra, arsenal terapêutico e de descoberta de fármacos para filariose linfática, agentes terapêuticos para o tratamento de malária, esquistossomíase e compostos orgânicos sintéticos como potenciais fármacos antituberculose.

Os professores editores enfatizam que este livro é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação em institutos, faculdades, universidades e academias que desejam se especializar na área de síntese orgânica e química medicinal. Este livro também será um recurso valioso de informações para pesquisadores da área.

O livro contém 8 capítulos e é apresentado pela Profa. Dra. Carolina Horta Andrade, do LabMol – Laboratory for Molecular Modeling and Drug Design, da Faculdade de Farmácia Universidade Federal de Goiás.

Os interessados podem adquirir o livro no site da Editora: Bentham Science

Fonte: Laboratório Sintmol