IC-Jr do Sintmol recebe homenagem no Fórum Nacional CONSECTI-CONFAP

Postado por: Adilson Beatriz

Durante a abertura do Fórum Nacional CONSECTI-CONFAP em Campo Grande (MS) o estudante e pesquisador, Gabriel Tiago Galdino, teve sua pesquisa reconhecida nacionalmente e foi homenageado pelas autoridades presentes.

 O Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Elias, o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o Governado do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Fundect), Marcelo Turine, entregaram o Prêmio Mérito Científico a Gabriel Galdino, que cursa o ensino médio.

 O aluno executou atividades de pesquisa por meio de bolsa de estudos de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) durante todo o ensino médio com a orientação do professor Adilson Beatriz, do departamento de química da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Um dos resultados de sua pesquisa foi um sabonete que tem o potencial de repelir o mosquito da dengue.

De acordo com o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, “o PIBIC Jr é um programa permanente que investe em jovens pesquisadores de todo o país”. “Atualmente, são disponibilizadas cerca de 10 mil bolsas de estudos, só para Mato Grosso do Sul, são mais de 400”, completou.

 Para o Diretor-Presidente da Fundect, Marcelo Turine, “estimular a pesquisa desde cedo é criar a cultura de produção do conhecimento ainda na escola, o aluno passa a gerar novos conhecimentos e novas tecnologias.”

Gabriel Galdino disse que pretende ingressar no curso de graduação em química numa das principais universidades do país. “Devo continuar as minhas pesquisas na universidade”, afirmou.

Além do Prêmio, o estudante recebeu o convite da 3M do Brasil para conhecer o Centro de Inovação da empresa, em visita acompanhada pelo orientador professor Adilson Beatriz.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq
(Com informações de Cristiane Benevides – Assessoria de Comunicação da Fundect)

Texto original: Sitio do CNPq

Compartilhe:
Veja também